Clareamento

Clarear seu sorriso é muito mais simples do que imaginamos.Consulte o seu dentista, pois ele tem soluções profissionais para realizar o clareamento no consultório ou confeccionar uma moldeira para você fazer em casa.

Certas comidas e bebidas podem causar a pigmentação(manchamento) dos dentes. Tais alimentos incluem café, chá, vinho e isotônicos. Fumar também pode causar manchas nos dentes.

Benefícios

Embora nossos dentes não sejam, por natureza, perfeitamente brancos, a maioria das pessoas acreditam que podem melhorar seu sorriso com dentes mais brancos. Com o passar do tempo e o consumo de certos alimentos e bebidas, nossos dentes vão incorporando pigmentos. Eles também vão amarelando com a idade. Há diversas formas de remover com segurança tais manchas, deixando o sorriso mais branco e radiante.

Procedimentos

Há diversas formas de clarear seus dentes, aqui seguem alguns procedimentos mais populares:

Clareamento Caseiro

Caso seu dentista recomende o uso de um kit de clareamento caseiro, ele irá te entregar uma moldeira e um kit com tubetes clareadores para você levar para casa e seguir as recomendações que ele irá te passar. Fatores relacionados ao estilo de vida do paciente, como fumar e consumir excessivamente bebidas e alimentos com muitos pigmentos (corantes), podem diminuir a sobrevida do tratamento. Converse com seu dentista para mais informações sobre o melhor método de clareamento para você.

Clareamento Profissional

Para um clareamento mais rápido e eficiente, seu dentista poderá oferecer tratamentos profissionais. Estas opções de tratamento contêm agentes clareadores em concentrações mais elevadas e produzem resultados mais rápidos. Normalmente, em apenas uma visita você já vai perceber uma grande diferença.

Dependendo do caso, o dentista pode recomendar um tratamento adicional de clareamento caseiro para um sucesso de longo prazo de tais tratamentos feitos em consultório.

Clareamento a Laser

O clareamento a laser é uma maneira efetiva de remover manchas rapidamente. Aliás, a American Academy of Cosmetic Dentistry, academia americana de odontologia cosmética, diz que os procedimentos de clareamento a laser podem branquear os dentes do paciente em até 10 tons no período de uma hora. O procedimento é realizado no consultório odontológico, então você deve consultar seu dentista caso tenha interesse neste procedimento.

Cuidados

Praticar uma boa higiene bucal é essencial para qualquer um que queira ter dentes mais brancos. Escovar, passar fio dental e utilizar um enxaguante bucal são ótimas formas de cuidar dos seus dentes e ajudar a prevenir a formação de manchas.

A utilização do fio dental ao menos uma vez ao dia pode ajudar a remover a placa bacteriana que foi acumulada.

É importante aguardar pelo menos por 30 minutos antes da escovação, após consumir comidas e bebidas ácidas. Ácidos enfraquecem o esmalte dos dentes e escová-los no momento em que o esmalte está enfraquecido pode danificar os dentes.

A ADA (Associação dentária dos EUA) também diz que certos alimentos como maçãs, peras, aipo, cenouras, couve-flor e pepino podem ajudar a manter os dentes limpos e eliminar bactérias. Adicionar estes alimentos em sua dieta pode ajudar a manter os dentes brancos.

Utilizar um canudo ao tomar certas bebidas pode auxiliar na prevenção de manchas, mantendo o pigmento longe dos dentes. Isto funciona especialmente para bebidas como café, chá, vinho e isotônicos.